CONSULTORIA GRÁTIS

Blog

E-commerce, uma nova forma de vender

| Marketing Digital | 11 de maio de 2015

A tecnologia vem transformando o modo como os consumidores agem na internet. Nesse contexto, o comércio eletrônico pode ser considerado como um dos mercados que mais evolui nos dias de hoje, fazendo com que o e-commerce assuma um papel de protagonista.

Mas o que poucos sabem é que o conceito de e-commerce surgiu paralelamente à criação dos computadores em conjunto com a evolução da internet, ainda nos anos 1970 — se difundido apenas entre 1990 e 2000. Aqui no Brasil, algumas empresas como as Lojas Americanas, o Submarino e o Grupo Pão de Açúcar foram os primeiros a utilizar essa “ferramenta”, em 1995.

Atualmente, o Brasil ocupa o oitavo lugar na lista dos países com o maior potencial no varejo online, segundo dados divulgados pela A. T. Kearney — empresa de consultoria empresarial norte-americana. Outro dado interessante, fornecido pela Mintel — multinacional de inteligência de mercado e mídia — é que o comércio eletrônico brasileiro cresceu aproximadamente 250% nos últimos cinco anos, podendo atingir um valor de mercado de R$115 bilhões até 2018. O crescimento do e-commerce no país em 2014 foi superior a 21%, totalizando um faturamento a mais de R$35 bilhões em relação à 2013.

Se os clientes transformaram o modo de adquirir seus produtos, o mínimo que se espera das lojas é que se adequem e ofereçam uma compra online com o mesmo nível de serviço que dariam através da loja física, uma vez que a tendência é diminuir a ida até os estabelecimentos. Segundo uma pesquisa da Forrester Research — empresa de pesquisa e consultoria —, 44% das vendas nos Estados Unidos em 2016, deverão ser feitas online.

É importante ressaltar a cautela na hora de atuar nesse tipo de mercado, pois a competitividade é agressiva e rígida, o que pode acabar afetando a qualidade e o valor percebido pelos consumidores em relação às ofertas disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Best Web Fast - Soluções de Internet e Tecnologia da Informacao Ltda.