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O que é Marketing Viral – Como funciona o marketing viral na Internet

Lucas | Marketing Digital | 30 de abril de 2015

O que é Marketing Viral – Como funciona o marketing viral na Internet

O Marketing Viral, que faz parte do marketing digital, se refere à técnica de usar mídias e redes sociais pré-existentes para aumentar o reconhecimento de uma marca, através do processo de replicação natural que acontece nestas redes.

É na verdade a evolução da velha idéia do marketing boca a boca, mas que ganha novos contornos e uma força exponencial com o advento das novas mídias na Internet, e da velocidade e abrangência das comunicações entre os internautas neste meio.

No processo de marketing viral a mensagem é transmitida primeiro a alguns usuários, que por interesse, diversão ou algum outro tipo de motivação, propagam a mensagem para duas ou mais pessoas.

A repetição deste comportamento, com os usuários que receberam a mensagem, voltando a enviá-la para dois ou mais amigos, através das redes sociais, é que causa o chamado efeito viral na web.

Entendendo o marketing viral

Na Internet o marketing viral consiste em difundir a informação através das redes existentes, sejam elas email, blogs, Orkut, Facebook, Twitter, e outras, de forma a que a mensagem se espalhe e “contamine” os usuários.

A forma mais eficiente de viralização da mensagem é a difusão de informações e conceitos da marca através da mensagem, agregando valor e conteúdo a ela.

Estratégia de viralização da mensagem

Embora existam muitos autores, e meu livro A Bíblia do Marketing Digital, uma boa síntese foi escrita por Dr. Ralf F. Wilson, no seu artigo “The Six Simple Principles of VIral Marketing” com seis princípios básicos do marketing viral:

  1. Distribuir gratuitamente produtos e serviços.
  2. Oferecer meios sem esforço de envio para outros.
  3. Tornar escalável do pequeno para o muito grande.
  4. Explorar as motivações e comportamentos comuns.
  5. Utiliza redes de comunicação já existentes.
  6. Tira proveito de recursos de terceiros.

Neste processo de seis etapas é possível criar uma peça de publicidade ou mensagem viral que ganhe escala e se propague pela Internet.

Motivações do efeito viral no marketing

Todo processo de viralização depende da motivação expontânea dos usuários que propagam a mensagem. Só podemos entender por que uma mensagem é difundida rapidamente pela Internet, se entendemos os motivos que levam um usuário a retransmitir a mensagem a outros.

Estas motivações foram estudas por inúmeros autores, e podemos aqui destacar a principais motivações a serem consideradas na criação de uma campanha viral:

  1. Funcional: Na motivação funcional a ferramenta é inerentemente viral. Nela o uso da ferramenta leva a transmissão automática da mensagem. É o caso do Hotmail, que leva consigo um link estimulando o usuário que recebe um email, a criar uma nova conta.
  2. Pessoal: Na motivação pessoal o usuário tem algum interesse direto na sua propagação. É o caso dos programas de afiliados, onde uma comissão é paga ao usuário toda vez que uma compra é resultado de uma mensagem enviada por ele.
  3. Emocional: Na motivação emocional o usuário sente algo, se envolve com a mensagem, e por isso a propaga. É o caso de vídeos engraçados, campanhas publicitárias virais que apelam para o emocional, ou campanhas de solidariedade.

Resumindo, o que é o marketing viral, é um processo de propagação expontâneo de mensagens pela Internet, que leva a exposição de uma marca, e que pode ser entendido pelas motivações dos usuários que a trasmitem e pela estrutura de mensagem, meio e comunicação que a compõe.

Fonte – Cláudio Torres

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